segunda-feira, 18 de maio de 2015

Amor obsessivo: 5 sinais de que você ama além do normal


O amor é um sentimento saudável, que nos leva a ser e fazer coisas melhores. No entanto, quando ele se torna obsessivo, vira uma doença que pode prejudicar a vida profissional, pessoal e até mesmo a saúde.

Segundo a psicóloga clínica Andrea Lorena, o amor patológico pode ser considerado um transtorno psiquiátrico. Ele é caracterizado pelo movimento exagerado de prestar atenção e cuidados ao parceiro, de modo que a pessoa passe a desvalorizar a própria vida e deixá-la em segundo plano para dedicar 100% do tempo ao outro.
“A pessoa com amor patológico busca controlar as atitudes do parceiro na tentativa de que ele volte todas as suas atenções e carinhos para ela. Porém, ao perceber que não é correspondida na mesma intensidade, passa a sofrer e se sentir isolada e não amada”, descreve a profissional.
Como consequência, a pessoa obsessiva despende ainda mais esforços para conquistar a atenção e afeto plenos do parceiro, que acaba se afastando cada vez mais, gerando um círculo vicioso. “Quando este comportamento se torna intenso e repetitivo, acaba trazendo prejuízos à vida pessoal, profissional e social do indivíduo”, alerta Andrea.

Amor doentio: sintomas

A psicóloga lista os principais sinais de que o amor tornou-se patológico e pode oferecer riscos. Neste caso, o tratamento mais indicado é a psicoterapia individual.





Nenhum comentário:

Postar um comentário